segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Release do evento cultural Brasilia Sempre-Viva


Exposição fotográfica alerta a população para a importância da preservação do Cerrado - Fotografias de Eduardo Borges enfeitam o Eixão neste domingo, 21

O Movimento Brasília Sempre-Viva promove, neste domingo 21, das 9h às 17h, a exposição “Jóias do Cerrado”, com fotografias de Eduardo Borges. A exposição ao ar livre ocorrerá no Eixão do Lazer, na altura da quadras 7/8 Norte.

Além da exposição, haverá um sarau com poetas da cidade, como Nicholas Behr, Renato Matos e Adeilton Lima, uma feira de produtos naturais, distribuição de sementes do Cerrado, venda de livros sobre espécies nativas e escola de bicicletas, com aluguel das “magrelas”.

O evento tem como objetivo chamar a atenção da comunidade para a importância da preservação das áreas de Cerrado ainda presentes no meio urbano, e inaugura uma campanha do Movimento Brasília Sempre-Viva pela manutenção dos parques do Distrito Federal e pela participação da sociedade na sua gestão.

“A crescente urbanização no DF tem afetado os parques ecológicos, que são como ilhas de biodiversidade nas cidades. A ONU estabeleceu que 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade, e o Cerrado, apesar de ser o bioma com a segunda maior biodiversidade do país, possui taxas de desmatamento maiores que as da Amazônia”, afirmam as organizadoras do movimento, Mara Marchetti e Denise Agustinho.

Os remanescentes de Cerrado do DF estão se tornando escassos e os Parques do DF são prejudicados pela grande velocidade construção civil expansão urbana. Parques como o Parque Burle Marx, Parque das Sucupiras (Sudoeste), o Parque Ezequias Heringer (Guará) e o Parque Bernardo Sayão (Lago Sul) necessitam que o apoio da comunidade para persistirem. O frágil equilíbrio da bacia do Paranoá está sendo ameaçado pelo adensamento urbano e pela construção de novas unidades habitacionais, com a construção de Águas Claras, Vicente Pires, Setor Noroeste, expansão do Setor Sudoeste,o Bairro do Servidor, Taquari e Catetinho.

A mudança de modalidade do Parque Burle Marx de parque ecológico para parque urbano, de uso múltiplo, é um exemplo dessa questão. A conversão da categoria do parque permite maior degradação desta unidade de conservação. É importante que a população participe e exerça o seu direito de intervir na gestão destes espaços públicos, apropriando-se dos instrumentos previstos em lei, como o Conselho Gestor.

Este evento é uma realização do Movimento Brasília Sempre-Viva, em parceria com a Sociedade das Bicicletas. Conta com o apoio da Rede Semente do Cerrado, MMA, Coletivo Motirô, Associação Parque Ecológico das Sucupiras – APES – e pede a participação da comunidade brasiliense e do entorno para cuidar do que é dela. Proteja o seu parque!

SERVIÇO
Exposição “Jóias do Cerrado” – Fotografias de Eduardo Borges
Data: 21 de fevereiro de 2010
Local: Eixão Norte – Quadras 7/8
Horário: 9h às 17h
Entrada Franca
www.brasiliasempreviva.blogspot.com
Ass. Imprensa: Lígia Benevides (ligiabene@gmail.com)
(61) 9164-2520

REALIZAÇÃO

Movimento Brasília Sempre-Viva e

APOIOS E PARCERIAS
Sociedade das Bicicletas
Rede Semente do Cerrado
Coletivo Motirô
MMA
Associação Parque Ecológico das Sucupiras – APES

Nenhum comentário:

Postar um comentário