quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Carta-convite aos ambientalistas

Carta convite 00/2010


Caros amigos ambientalistas,
A Associação Cultural Povos Indígenas (ACPI), em parceria com entidades afro-religiosas e outras religiões, entidades culturais e ambientais vem, por meio desta convidá-los a participar do Encontro Inter-religioso e Ambiental, que iniciará com a ação de coleta do lixo que tem sido jogado dentro da Terra Indígena Santuário dos Pajés em ato de puro vandalismo e contravenção e finalizará com uma cerimônia inter-religiosa. A ação de coleta faz parte das muitas que estão sendo organizadas em todo mundo como parte da campanha Clean Up the World, visando inspirar as comunidades a limpar, melhorar e conservar o seu ambiente. Acreditamos que a cidade de Brasília deva se comprometer com ações, recomendadas pela UNESCO e outros organismos internacionais, de maior cuidado das cidades com a sua biodiversidade, patrimônio ambiental, e patrimônio cultural, cuidado este que, a exemplo de Curitiba, este ano, recebeu o prêmio Globe Award Sustainable City.
A terra indígena, em processo de demarcação, marco no uso tradicional, na preservação de uma amostra do ameaçado cerrado sensu stricto que ali se encontra e local de educação ambiental das futuras gerações. Ali já se promovem visitas de escolas particulares e públicas que vêm conhecer o herbário fitoterápico e a cultura indígena Tapuya/Fulni-ô, com seus rituais como o toré do milho. O projeto “Nas rotas dos Pajés”, da Associação Cultural Povos Indígenas (ACPI) do Santuário Sagrado dos Pajés, visa promover a educação intercultural entre sociedades de saberes diversos e o ensino dos saberes ancestrais indígenas, dando oportunidade única para crianças e jovens viajarem ao vivo e a cores pelas rotas ainda vivas e resistentes da tradição indígena do Planalto Central Tapuya, bem no coração do Plano Piloto de Brasília. Além disso, o projeto “Herbário fitoterápico”, existente ali para a produção in situ de medicamentos e mudas que são distribuídas a outras comunidades indígenas do território, ganhou o prêmio Xicão Xucuru de culturas indígenas pelo Ministério da Cultura (MinC), em 2008.
O Santuário dos Pajés tem a missão de conscientizar pelo respeito à presença indígena na capital, invocar a tolerância e convivência pacífica das diferentes culturas presentes no Planalto, e, por ser patrimônio histórico, cultural e ambiental, agregar valor e qualidade de vida ao novo bairro de Brasília.
Devido a um incêndio criminoso e a constantes invasões do local para a retirada da vegetação e deposição ilegal de entulho e lixo, a fauna e flora e a comunidade que ali vive, estão sofrendo em estado de ansiedade, aguardando o documento oficial que demarca o território.
Esse evento vem a ser uma das ações que visam chamar a atenção de nossos governantes para a preservação ambiental e cultural, evento pluriétnico, no qual estão sendo convidados a participar representantes de Governo e instituições governamentais, organizações da sociedade civil, entidades de promoção da cultura, ambientalistas e artistas.
Com a plena certeza de contarmos com a presença de todos que participam de ações cidadãs com o intuito de cuidar do meio em que vivem, valorizar a cultura local e preservá-la para as futuras gerações, agradecemos e nos colocamos à disposição para a organização da visita.


Associação Cultural Povos Indígenas

Nenhum comentário:

Postar um comentário