domingo, 19 de fevereiro de 2012

Relato da reunião do Fórum da Agenda 21 DF


Dia 9 de fevereiro tivemos a primeira reunião do ano do Fórum da Agenda 21, na biblioteca do Cerrado. Minha percepção foi de que ainda existem muitas divergências entre os participantes, mas, de uma forma geral, o espírito é de cooperação. A reunião foi bastante produtiva. 

Nosso debate maior foi em torno de como mobilizar as agendas 21 locais. Teremos que retomar o contato com as Administrações Regionais para mapear as lideranças, realizar dois momento de sensibilização nas RA's e as secretarias deverão procurar os programas pré-existentes para veicular as informações do Fórum da Agenda 21. A Secretaria de C&T, por exemplo, vai vincular a Agenda 21 ao programa de Inclusão digital. 

Os representantes identificaram os Grupos de Trabalho Temáticos (GTT’s) em que irão contribuir, até o momento as entidades presentes se dividiram da seguinte forma:
GTT 1 - Educação, Cultura e Comunicação para a Sustentabilidade: IBRAM, SESC, SEDF, SCDF, SECTI e SEMARH;
GTT 2 - Solos, Recursos Hídricos e Infraestrutura: CHR, FÓRUM das ONGs Ambientalistas do DF e Entorno e ÚNICA-DF;
GTT 3 - Biodiversidade, Saúde Ambiental e Atividades no Meio Rural: SEAGRI, SEDEST e SEMARH.

Os GTT's estão abertos à participação, este é um espaço muito interessante para contribuição da sociedade! É o espaço para articulação com programas em andamento no PGIRH-DF, por exemplo, e programas de educação ambiental previstos nos EIA-RIMAS de empreendimentos previstos nas bacias do DF.

A Secretaria Executiva Geral ficou com a SEMARH que será apoiada por mais seis coordenadores executivos: IBRAM, SCDF, CBH-RP, SEMARH, EMBRAPA, SECTI e FÓRUM das ONGs Ambientalistas do DF e Entorno.

Lembramos que nosso regimento interno foi aprovado em 2011 e este, bem como a composição do Fórum da Agenda 21 foi publicado no DODF de 6 de fevereiro de 2011, páginas 51, 52 e 53, em concordância com o decreto distrital 30.645/09.

Como representante do FÓRUM das ONGs Ambientalistas do DF e Entorno, fico à disposição para repassar as demandas da sociedade civil ambientalista para essa instância colegiada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário